Sábado, Julho 04, 2009

TUCANO SERRA NÃO

tEM DIPLOMA.

PARECE O LULA

Ao querer criticar Dilma à qualquer custo, a imprensa questionou se Dilma cursou ou obteve títulos de mestrado e doutorado (ela cursou mestrado, e começou a cursar doutorado), o PIG (imprensa golpista) mexeu em um assunto indigesto para José Serra, que ele não quer tocar: sua polêmica carreira acadêmica.
Enquanto a discussão sobre Dilma é mera picuinha, pois ela nunca deu aulas utilizando-se de título de mestrado, Serra pode ter praticado um crime, pois conseguiu ser professor na Unicamp, como se fosse formado em economia.Há sérios questionamentos se a graduação em economia, que ele alega ter, é válido no Brasil. Se provarem que Serra não é economista de fato, ele cai na situação criminosa semelhante a de um médico que exerce a profissão sem ser formado.
Já em 2002, um jornalista do próprio PIG (Cláudio Humberto), denunciava que Serra não tinha diploma de graduação em curso superior, através da nota:O Conselho Regional de Economia da Paraíba checou o que esta coluna divulga desde janeiro: José Serra não é mesmo formado em Economia e está impedido usar a qualificação. Aliás, não é formado em coisa alguma. Como Lula, não tem diploma. Os paraibanos pediram ao Conselho Federal de Economia uma ação judicial contra ele, por exercício ilegal da profissão.
Mais recentemente, o jornalista Paulo Henrique Amorim, também denunciou em uma nota:... Quem sabe da vida acadêmica do Zé Pedágio é o nosso amigo navegante Nylson:NYLSON GOMES FILHO em 5/fevereiro/2009 as 13:04Caro PHA, você disse que o Serra não é economista competente. Como poderá constatar abaixo, nem economista é. Vejamos a trajetória dele:Serra, aos 18 anos, ingressou no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o qual nunca concluiu.
Com o golpe militar de 1964, ele exilou-se na Bolívia, no Uruguai e, em seguida, no Chile, onde fez o “Curso de economia” da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), de 1965 a 1966, especializando-se em planejamento industrial. Apenas 2 (dois) anos de curso! Quer dizer, não é um curso superior formal.
Depois disso, fez mestrado em Economia pela Universidade do Chile (1968), da qual foi professor entre 1968 e 1973. Em 1974, fez Mestrado e Doutorado em Ciências Econômicas na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, sem nunca ter cuncluído uma faculdade. Como foi possivel isso? No Chile e nos EUA não é exigido curso superior para fazer pós-graduação, o que não é permitido aqui no Brasil. Além disso, os cursos de pós-graduação que Serra cursou na Cornell (com que dinheiro não sei, porque são caríssimos) não são “strictu senso“ mas “lato senso“ como os fornecidos pela rede privada aqui no Brasil. Em suma: não valem nada em termos acadêmicos.
O pior disso tudo é que ele usou toda esta papelada aqui no Brasil para ser professor na UNICAMP. Como? Não sei mas seria uma pauta interessante para o jornalismo investigativo...
E o Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim, arrematou em outra nota:Agora, o amigo navegante Pedro Germano Leal revela que ele mentiu outra vez quando disse que foi PROFESSOR na Universidade de Princeton. Ele NÃO foi. Veja o que prova Pedro Germano: Pedro Germano Leal escritaplena@gmail.com 189.89.50.64 É agora que a porca torce o rabo:
TEXTO NO SITE OFICIAL DO GOVERNO DE SÃO PAULO: “Obrigado a exilar-se novamente, Serra foi para os Estados Unidos, onde obteve outro mestrado e o doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de Cornell. E foi, por dois anos, professor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton.”
O que eu descobri ? Que no Institute for Advanced Study (IAS) de Princeton, existem “Professors” (equivalente a algo como professores titulares no Brasil, muito diferente de Lecturer ou Teacher) e “Members”.
E…—- “Each year the School invites as Members some fifteen to twenty visiting scholars with various perspectives to examine historical and contemporary problems, providing a space for intellectual debate and cross-fertilization to flourish. A completed doctorate or equivalent is required by the application deadline of November 15, and Memberships are awarded at both the junior and senior levels. Visiting Members are expected to pursue only their own research, while the School organizes a weekly seminar at which Members as well as invited guests present their on-going work. Visiting scholars are drawn from a wide range of fields including political science, economics, law, psychology, sociology, anthropology, history, philosophy, and literary criticism.” —— http://www.sss.ias.edu/about/
Ou seja, os “membros” não são professores, não são contratados, nem oferecem cursos oficiais: mas apresentam seus trabalhos em progresso eventualmente num dos seminários que são organizados toda semana.E quem foi um “membro”?
O dito cujo: José Serra 1976-77;1977-78 ECO Latin American Economies 2002-03 [Dir V] Ou seja, ele não foi professor nem na China, nem em Princeton – foi aqui, e ilegalmente. É ridículo e mentiroso que ele afirme ter dado aulas lá.
Além do mais, já está claro como ele entrou na Unicamp. Nada como um bajulador “aloprado” para esclarecer:—– “Os economistas da Unicamp, liderados por João Manuel Cardoso de Mello, ansiavam pela contratação do colega, mas o processo estava parado na gaveta do coordenador dos Institutos, o físico Sérgio Porto, que tinha birra com os intelectuais de esquerda. “Aposto que ele é igualzinho a vocês”, pilheriou o físico. “Sim, igualzinho”, ironizou João Manuel. Porto resolveu colocar o peso do cargo para encerrar a queda de braço: “Não vou recomendar”. E advertiu o grupo para admitir professores de outra linha ideológica. “Por que só gente de esquerda?”, provocou.
Contrariado, João Manuel ameaçou armar um escândalo em torno do que considerou a interdição moral de um docente, e o físico mais que depressa desengavetou o processo. Serra foi contratado, segundo João Manuel, “sem solavancos”. Aos 36 anos, José Serra assumiu aulas na graduação e na pós-graduação, ensinando Economia Política, Política e Programação, Análise Macroeconômica, Economia Brasileira e Teoria Econômica.” —–Fonte: http://jovemserra.wordpress.com/2008/12/30/colegas-e-ex-alunos-de-jose-serra-no-instituto-de-economia-relembram-seu-perfil-academico/ *** Ele não pode passar impune por essa. Pedro Germano LealO PIG, dessa vez, deu um tiro no pé de Serra.
Agora é Serra quem tem que se explicar. (ORIGINALMENTE PUBLICADO EM OSAMIGOSDOPRESIDENTELULA.BLOGSPOT.COM

28 Comentários:

Pedro disse...

Caro,

a comparação é belíssima e exemplar!

Serra pode realmente não ter um diploma formal de Economia, assim como o Presidente Lula.

Porém, o que Serra fez entre 66 e 68? Estudou econômia em um curso formal e estabelecido sobre o assunto. Depois, o que ele fez entre 68 e 73? Foi professor da Universidade do Chile.

A partir de 74 Serra estudou mais (mesmo sem diploma) economia pela universidade de Cornell e depois ainda estudou mais na universidade de Princeton, até 1979.

Portanto, Serra estudou Economia de 66 a 79. Agora, vamos ver o que Lula fez durante esse período:
1963 - foi empregado na siderurgica Aliança, onde perdeu o dedo.
1968 - filiou-se ao sindicato dos metalúrgicos de SBC (o que ele fez entre 63 e 68?)
1975 - foi eleito presidente do sindicato dos metalurgicos.

Resumindo, enquanto o Serra estudava o Lula fazia oq?

A Dilma foi graduada em economia na UFRGS, e fez mestrado e doutorado na Unicamp sem concluir nenhum dos dois.

Como alguém faz um doutorado sem concluir o mestrado? É impossível.

kátia disse...

o serra, além de tudo, é muito feio!

Simao disse...

Não li toda a reportagem, pois como diz este meu grande amigo, blogueiro, só leio rodapé de livros, portanto, este monte de letrinhas. Mais conhecendo o meu amigo, sei que ele esta horrorizado, com a discussão, que não sei aonde surgiu, sobre diploma no esterior, e eu me lembrei, que encontrei, casualmente o nosso amigo Mario Popó, hoje dentista em Portugal, dizendo, que os fascistas, encabeçavam, campanhas, pela ilegalidade, do exercicio, com diplomas de outros paises, nem sei se é o caso do Serra, lembrei-me também, a direita brasileira, até hoje, proibindo o exercicio de médicos Cubanos, em nome da legalidade, ou seja, nesta estamos juntos, não vamos atacar o candidato com as armas da sireita fascista..

Simao disse...

ERRATA " EXTERNO"

Simao disse...

Ja pensou, a próxima eleição, o pessoal da roça falando: " U óme, tem diproma do estrangeiro, vou votar nele"

Simão disse...

ERATA DE NOVO: AONDE SE LE "ESTERNO", LEIA-SE "EXTERNO".

Simão disse...

LEIA-SE "EXTERIOR" Ufa, consegui!!!

Edu Ellery disse...

Pouco me importa se eu, tu ou ele temos isso ou aquilo. Não me importo com a formação do Lula e nem vou me importar com a do Serra, que parece ter estudado muitos anos. Estudo não significa integridade e boas intenções e falta de estudo não significa humildade e bom caráter. Papo besta. Pedro, meu caro, é possível fazer doutorado sem mestrado sim. Você pesquisou tão bem a história do Lula, devia ter pesquisado isso. Não só é possível como é relativamente comum.

Pedro disse...

Edu, me diga que instituição que aprova o início dos estudos para o doutorado. Instituições de ensino estaduais (USP, UNESP e UNICAMP) só aceitam, em seus processos de seleção para o curso de doutorado portadores do título de mestre (portanto, pessoas que concluiram o mestrado).

Eu acredito que nem cheguei a pesquisar tão bem assim a vida do Lula, já que, não consegui descobrir o que o mesmo fez enquanto o Serra estudava.

Kao disse...

A resposta é fácil.
Todos sabem.
Não precisa recorrer à Internet, bibliotecas, etc...
Enquanto Serra "estudava" no Chile Lula se defendia sua classe, profissional e social, durante a ditadura e se preparava para ser Presidente da República em outro tipo de Universidade. Por isso ele pode estar hoje recebendo prêmio da Unesco sua pela contribuição à paz e ao combate da pobreza e da fome, enquanto o Imperador Fernando Henrique, mentor de Vampiro Josè Serra, vai ao Congresso fazer beicinho porque o Lula não "valoriza" o plano Real.

Neto disse...

Pedro, o Edu tem razão, é possível sim fazer doutorado sem mestrado. São casos excepcionais no que tange as faculdades que você citou. Tenho um colega que teve desempenho extraordinário na graduação de química da Unicamp e foi aceito diretamente para fazer o doutorado. Agora, também acho que pouco importa, fosse assim o FHC teria sido um admnistrador exímio e não triplicado nossa dívida externa. O que o Menon quer dizer é que, com a mesma arma que tucano ataca o operário, pode ferir passarinho desavisado!
Saudações a todos

Edu Ellery disse...

O Neto respondeu por mim (obrigado). A Unicamp, que vc mesmo citou e onde me graduei, é um exemplo.

Aliás, se vc for na página da Fapesp, vai ver que tem bolsa para doutorado direto (quem faz doutorado sem fazer mestrado). Portanto imagino que outras instituições também o façam.

Lasagna disse...

Hoje a noite confira na Globo:

Qualquer jogo do Corinthians é mais importante que a Libertadores.

fernando caris disse...

ai que inveja essas pessoas tem do nosso presidente "burro".
Deve ser difícil mesmo estudar nesses colégios classe média alta, se achar bom demais e, depois, ver um "zé ninguém", um nordestino qualquer, sem estudo, sem sobrenome, sem nada ocupar a presidência hahahaha.
que tristeza.... hahahaha
lula 2014!

menon, seus colegas de blog são os mais reaças que eu já vi, dá uma filtrada aqui, vai.

márcia disse...

pedro, vc poderia se informar um pouco melhor.
lógico que é possível fazer doutorado sem o mestrado, são titulos independentes.
na usp, unicamp e unesp, inclusive.
Basta a aprovação da banca de examinadores (na seleção ou durante o curso de pós-graduação) que,dependendo do projeto apresentado, já se pode entrar direto no doutorado.
até o lula sabe disso rsrs

márcia disse...

ah, quem é o pedro?
lula eu sei quem é, mas pedro...

Susana disse...

Dá-lhe, Marcinha!!! Tomou, Pedro!!!

Pedro disse...

Márcia,

Alem de conhecer o Lula, você também sabe quem são:
- Roseana Sarney (beneficiada pelos atos secretos)
- Wellington Salgado (também beneficiado)
- Delcídio Amaral (beneficiado pelos atos secretos)
- José Dirceu (Mesalão, Cartões Corporativos)
- Renan Calheiros (comprado por lobistas, lavador de dinheiro com boi)
- E centenas de outras pessoas de atitudes condenáveis...

O fato de você conhecê-los não os faz melhores ou piores do que eu.

Aliás, em momento algum eu fui o objeto dessa discução.

Com relação a escolaridade da Sra. Dilma Roussef, vamos fingir que todos acreditamos que ela tenha conseguido fazer seu doutorado (apesar de não concluir) sem a necessidade de concluir o mestrado porque ela era um gênio. Brilhantemente DILMA!

Kao, vamos mudar as aspas do seu texto de lugar, ta? Só como exercício de interpretação:
Enquanto Serra estudava no Chile Lula "se defendia" sua classe, profissional e social, durante a ditadura e "se preparava" para ser Presidente da República em "outro tipo de Universidade"

Bom, na sua opinião, para exercer a presidencia do país o essencial é que a pessoa saiba "se defender" e "se preparar em um outro tipo de universidade".

Pois pelo que sei, Lula só foi eleito o presidente do sindicato em 75, apesar de já fazer arruaça e protestar contra as "metalúrgica, companheiro", desde 69.

Hoje em dia Lula é um homem "preparado" para "se defender" de tudo que ocorre no próprio governo. Tudo de bom ele sabe e participa, o que ocorre de ruim ele não sabe de nada.

Neto, o FHC não teria sido um administrador exímio nunca, pois ele é sociólogo (tem seus estudos em economia, mas não é administrador).

O Fernando Caris que prega a segregação baseada em opiniões (Reaças para um lado, Lulistas para o outro) acredita que as pessoas tenham "inveja" do presidente. É, obviamente uma visão bem superficial. Mas, talvez isso de esperanças a ele, que provavelmente gosta tanto de ler quanto o nosso querido presidente.

Neto disse...

Pedro, a grafia correta é "discussão" e não como você fez, esta até o Lula sabe! FHC é sociólogo e incompetente, pois qual foi o programa social do governo dele que deu certo além das dívidas? Ah, já sei, a fundação FHC, que recebe verba deste atual governo por meio de leis de incentivo.....tudo isso para concluir: a Dilma tem doutorado, o Serra não tem diploma, o FHC tem e nenhum deles fez melhor do que o Lula....hummm, acho que entendi..."O Brasil não conhece o Brasil"
Outra coisa, cuidado ao falar do mensalão, ele começou no governo FHC e a maioria dos pilantras era do tucanato! cuidaaaaaado! Acompanhe a ação do MP Paulista, com base na investigação da Satiagraha, e veja as conexões de Valério-Dantas e os deputados tucanos, depois volta para conversarmos!

Pedro disse...

Delúbio Soares - ex tesoureiro
Gilberto Carvalho - chefe de gabinete do presidente
José Dirceu - ex Ministro
José Genoíno - ex presidente do partido
Luiz Gushiken - Secretaria da Comunicação
Waldomiro Diniz - assessor de Zé Dirceu
Sílvio Pereira - ex secretário geral do partido
Rogério Buratti - assessor de Palocci
Raimundo Ferreira Silva Júnior - vice-presidente do partido no DF
Josias Gomes, José Nobre Guimarães, prof. Luizinho, Paulo Rocha, José Adalberto Silva, João Paulo Cunha...

O que esses acima tem em comum??? Será que alguém consegue responder?
Neto, antes de estar por dentro das últimas notícias sobre a ação do MP paulista, melhor saber das notícias velhas, né? Não adianta agora esquercer de toda essa gente envolvida no esqueminha, né?


Me desculpe, colega Neto, por ter digitado "discução" ao invés de "discussão".

Meu erro é ortográfico, o teu é interpretativo. Como disse, esperar que o FHC seja um administrador exímio, é incoerente, já que o mesmo é sociologo.

Também não disse, em momento algum, que apóio o FHC. São conclusões da sua interpretação. Apesar de o mesmo ter algumas realizações, que os petistas/lulistas, esquecem por conveniência, não é? Como o bolsa-escola (criado pelo José Teixeira, de Campinas, e implementado em ambito federal em 2001, por FHC) auxílio-gás e cartão alimentação.

Só acho o Lula e sua turma exercem sobre alguns brasileiros a mesma atração que um ídolo teen exerce sobre seus fãs histéricos...
Exemplos clássicos de argumentos de fãs histéricos:
1)"ai que inveja essas pessoas tem do nosso presidente "burro""
2)"o serra, além de tudo, é muito feio!"
3)"ah, quem é o pedro?
lula eu sei quem é, mas pedro..."

Vocês lulistas/ petistas não aceitam nenhuma crítica sobre seus queridos. Eu não sou lulista, nem "tucano". Eu penso. Só tem diploma de mestrado, doutorado ou graduação quem conclui os cursos. Quem para no meio não tem.

Mas a Dilma nããããão!!!! A Dilma é dotôra! O PT é cheio de dotô!
O Lula é dotô, mas de "outra faculdade"...

Vou parar por aqui que minha inveja ta me matando!

Neto disse...

Pedro, cadê a comprovação destes nomes que você citou, com raras exceções, de que eles tinham participação efetiva no esquema? Nem mesmo a Polícia Federal conseguiu provar. Portanto, caro, acho que você está entrando muuuito na onda da Veja e de outros veículos que chamam a Ditadura de Ditabranda! Você vomita exatamente o que a mídia despeja sobre nós! Isso, no meu ponto de vista, chama-se massa de manobra! Eu tenho críticas ferrenhas a muitas atitudes do Lula e, pasme, eu não sou sequer simpatizante do PT. Sou realista, estou andando para a aparência do Serra, mas temo pela participação comprovada no esquema de super-faturamento de ambulâncias e Máfia dos Hemoderivados!
Quanto a não ter diploma, acho uma bobagem sem tamanho e coisa de tucano, sim, sendo você um oficial ou não! A Dilma não vai precisar de doutorado para derrotar o precário Serra nas urnas!
No mais, perdoe o bom humor, sem ele a gente não teria sobrevivido aos diplomados que governaram nosso país até então!
Abraços

Pedro disse...

Neto, você teme pela participação comprovada no esquema de super-faturamento de ambulâncias e Máfia dos Hemoderivados!

Mas você não temeu pela participação do sr. Delúbio Soares (laranja) no mensalão?
E o José Mentor que recebeu 60 reais do Marcos Valéiro e desapareceu com as citações ao Banco Rural da CPI do Banestado?
E a participação do Sr. José Dirceu (que mandava em tudo na época) como líder do esqueminha? É bom lembrar que quem atribuiu a liderança do esquema ao Zé Dirceu foi o ministro do STF, indicado pelo Lula, Sr. Joaquim Barbosa.
E a participação do Sr. Sílvio Perereira, sacando quase 5 milhões de reais das contas de marcos valério enquanto ainda era secretário geral do partido?

Por essas participações você temeu, Neto?

Acho que é necessário muito bom humor para aceitar o teu raciocínio que liga diretamente a participação de Serra aos sanguessugas e ao mesmo tempo não conclui que exista uma ligação entre toda cupula do PT (incluindo o companheiro que não sabe de nada, pq fez a "outra faculdade")ao esquema do mensalão.

Se vc acha que diploma é coisa de Tucano, deve se preocupar com o autor do blog que está precoupadíssimo com a formação do Serra, né?

Neto disse...

Pedro, você é digno de pena...acho que a culpa nem é sua, deve ter lido muito Diogo Mainardi e outras porcarias onde discussão se escreve com "ç" e que para fazer doutorado é obrigatório ter mestrado... acabou ficando assim, frustrado!
E, tudo isso, deve ter afetado sua compreensão total das coisas, como um cavalo que usa o cabresto para não se assustar! Portanto, vou tentar ser mais direto: estou cagando para os corruptos do PT, PSDB e do DEM...só acho que essa perseguição que fazem ao Lula beira o desespero. Esse pensamento maniqueísta que pessoas como você fazem (se não concorda comigo está contra!)é ignorante demais para chegar a algum lugar. O autor deste blog apenas alertou aos pedantes que cobram diploma do Lula que o vento bate dos dois lados. Mas se você insiste, tá bom: você venceu, está certo em tudo, na grafia, no diploma e no doutorado. Passar bem!

Pedro disse...

Neto,

quem deu importância para a grafia, para o diploma, para o mestrado e para o doutorado foi você.

Eu desde o começo da discussão estou levantando um questionamento sobre a preparação (academica sim, mas moral e ética também), tanto do Lula, quanto da Dilma.

Você está cagando para os corruptos, mas tá preocupado para a "perseguição" ao Lula. É bom lembrar que quem se colocou "contra" a outra parte não fui eu, mas vocês, que trouxeram até o FHC para a conversa.

É interessante a presunção de pessoas como você, que tenta descobrir o que alguém faz ou lê, sem nem conhecer a outra parte. Suas fontes de informação devem ser muito melhores que as minhas. São essas fontes que não dão atenção aos corruptos, mas ao desespero da perseguição ao Lula, né?

E a verdade é que sou tão frustrado quanto você ou qualquer outra pessoa que mora no Brasil deveria ser. Pagando impostos cada vez mais altos (comprovado pela relevância no da conta no PIB) e vivendo num país com uma educação de merda, uma saúde de merda, segurança de merda e etc...

O problema não é apenas o Lula ser ignorante. O problema é eu pagar pela ignorancia dele com relação à corrupção. A velha história do "não sei de nada".

Mas, como você mesmo escreveu, Neto: "estou cagando para os corruptos do PT, PSDB e do DEM...só acho que essa perseguição que fazem ao Lula beira o desespero"

O problema do país não deve ser a corrupção, mas sim a perseguição ao Lula.

Com relação à pena que você acredita que sou digno, melhor reconsiderar. Você não me conhece. Melhor não perder seu tempo ponderando sobre qual sentimento sou digno ou não.

Não tenho problema em assumir no que errei. Se vocês dizem que é possível fazer o doutorado diretamente, e que a Dilma o fez, ótimo. Assumo meu erro de gráfia também!

Mas, tenho certeza que não erro ao me preocupar mais com um bando de criminosos distribuindo meu dinheiro de impostos em esquemas ilicitos do que com a "perseguição" sobre o Lula!

Mas, pelo menos, você me fez pensar.
"Será que é mais importante se preocupar com o que os deputados e ministros estão fazendo com os impostos q eu pago, ou é mais importante eu me preocupar com a "perseguição" que o Lula sofre?"

márcia disse...

"pedro" esses que vc citou eu conheço sim, já o "pedro"...
quem é "pedro", hein?

P.S: ah, e eles são melhores que vc sim.

Neto disse...

Pedro, o desespero é digno de pena sim. Portanto, você está certo (como disse antes) tão certo quanto Dom Quixote a lutar contra moinhos! Parabéns, não vou mais replicar seu desespero! Como disse, passar bem.....também não quero conhecê-lo! Quem é Pedro, Márcia?!

márcia disse...

oi, neto.
não sei quem é "pedro",mas imagino que seja algum ex-big brother, que só assista "saia justa" e leia "caras".
pelo menos nesse mundo ele não vive...
quem é o "pedro"?

Pedro, Neto ou Márcia? disse...

Quem é "pedro"?

Quem é "neto"?

Quem é "márcia"?